Nesse post, separei as oportunidades e as tendências no investimento imobiliário em 2024 para você começar em um dos mercados mais promissores (e tradicionais).
Inclusive, essa é uma das questões mais recorrentes entre os corretores que se preparam para um novo ciclo de preparação, considerando a aprovação de mais de R$117 bilhões do FGTS. Logo, a maior disponibilidade de crédito garante um crescimento natural para os imóveis, com destaque para as opções mais econômicas.
Atualmente, vemos um impulso na construção civil. Junto a isso, milhares de pessoas jovens querem a primeira moradia (cada vez mais cedo). Para isso, estudam as taxas de juros, condições e contratos.
Dessa forma, destaco a previsão de uma certa estabilidade ao longo do ano, e um crescimento em relação a 2023. Inclusive, há quem afirme que o mercado crescerá, principalmente, nas cidades menores, fora dos centros urbanos que, naturalmente, são polos procurados.
Investimento imobiliário em 2024
Antes de mais nada, o mercado imobiliário é um espaço “quente”, mas que apresenta variações conforme a época do ano, condições financeiras e alterações globais.
Não à toa, é natural procurar um escritório de advocacia para rever toda a documentação, ter certeza sobre as taxas que estão ali e como isso impactaria a sua vida no longo prazo.
Neste cenário, a crise climática vem mudando como as construções são feitas e como profissionais-clientes se relacionam.
Em síntese, vemos um aumento nos custos de insumos, como material de construção e/ou acabamento. Além disso, cresce o investimento para mãos de obra e uma certeza escassez nos terrenos. É assim que determinadas opções crescem no mercado.
Por exemplo, se por um lado milhares de pessoas tem o sonho de construir tudo do zero, outros querem tudo pronto para morar, sem se preocupar com nada.
Conforme o CMO da Loft, Sérgio Esteves, 2024 vem com a promessa de um mercado imobiliário mais resiliente e forte. Isso por uma série de reduções na Selic e crescimento na demanda.
Aqui, é importante que você saiba que todo o mercado imobiliário teve uma reação positiva em relação aos juros altos. Então, mesmo com as incertezas de 2023, há um caráter promissor, isso aliado a reforma trabalhista e a queda da Selic em agosto de 2023 para financiamentos imobiliários.
Oportunidades e tendências do mercado
Se você está em busca de um advogado online para avaliar o seu contrato, quer fazer um bom negócio ou fazer parte desse investimento, precisa conhecer as tendências imobiliárias, as oportunidades do mercado.
O presidente do Credi-SP, José Augusto Viana, o ano passado foi marcado por momentos importantes nas tendências imobiliárias, dentre elas os imóveis usados.
Simultaneamente, não posso deixar de citar a inclusão de imóveis usados no financiamento Minha Casa Minha Vida.
Da mesma maneira, a previsão é de queda nas taxas ao longo de 2024 (principalmente no segundo semestre), promovendo uma revolução nos números de construções, vendas e mais.
Segundo Cyro Naufel, a necessidade é real e a questão de moradia é binária: tendo um encaixe da renda, há negócio. Por isso, há um crescimento dos imóveis econômicos e um potencial em novos modelos de negócios.
Diante de tudo isso, existem algumas tendências imobiliárias importantes a serem destacadas aqui, confira:
Investimento imobiliário em 2024: novos modelos de imóveis
Observando o mercado ao longo dos últimos 20 anos, notam-se algumas variações. Durante muitos anos, as famílias grandes exigiam grandes imóveis.
Entretanto, os “moldes” familiares mudaram, muitos passaram a ficar pouquíssimo na residência e os grandes centros, exigiram imóveis cada vez menores.
Agora, como advogado em São Paulo, há 2 vertentes distintas amplamente procuradas no escritório:
- Pessoas buscando imóveis maiores para garantir lazer, escritórios em casa e amplos espaços de convivência;
- Pessoas buscando espaços menores, mais econômicos, de baixa manutenção.
Sendo assim, há diversos modelos novos de imóveis surgindo e diversas oportunidades no mercado.
Mais ações para facilitar a compra
A busca por um investimento imobiliário inteligente atrai todos os tipos de clientes e, como resultado, surgem mais oportunidades de mercado e uma necessidade de buscar um advogado online para revisão de contratos.
Na prática, temos o novo Minha Casa Minha Vida (ampliando as facilidades de aquisição), digitalização nas operações de crédito da Caixa, novas empresas que oferecem financiamentos, créditos especiais para reforma e mais.
Inclusive, separei um post explicando mais sobre o financiamento, sendo uma das principais modalidades do mercado. Clique aqui para conferir.
Móveis usados é um investimento imobiliário para 2024
Os brasileiros já entendem a importância de fazer uma decisão racional quando o assunto é moradia. Ainda que seja o sonho de uma vida de milhares.
Assim, cresce a busca por imóveis usados que, geralmente, são mais baratos e fazem parte das condições de financiamento.
Simultaneamente, há diversas opções de imóveis vendidos em leilões (extrajudiciais ou não, com condições especiais), bem como uma oportunidade de mudança mais rapidamente, amplamente buscada por aqueles que pagam aluguel.
Vale destacar que existem diversas opções interessantes de imóveis usados em grandes e pequenas cidades, em regiões centrais, afastadas ou novas (criação de mais bairros).
Dica: para imóveis novos, a recomendação é ter cuidado com a planta. Para imóveis usados, tenha a planta em mãos para entender quais reformar podem ser realizadas.
Investimento imobiliário em 2024: condomínios e empreendimentos multifuncionais
Principalmente com o crescimento do mercado de home office e a busca de brasileiros pelo empreendedorismo, esse formato de imóvel cresceu nos últimos anos.
Em suma, são oportunidades de mercado que interessam para diversos fins. Geralmente, é uma opção para aqueles que querem morar perto do próprio negócio.
Na prática, esses imóveis, dentro ou não dos condomínios, aliam a área comercial e residencial, podem ter áreas de esporte e entretenimento, cultura, mais espaços de lazer e até comércios.
Outras oportunidades de mercado
Por fim, vale destacar algumas opções de investimento imobiliário em 2024 que prometem se consolidar e que irão exigir um aumento na busca de um advogado em São Paulo e em escritórios de advocacia em geral.
Geralmente, o público busca um advogado online para entender melhor o contrato oferecido, as cláusulas ou mesmo para solicitar uma revisão, quando o documento já foi assinado.
Aqui, cabe a dica: nunca assine o documento sem procurar um profissional e entender tudo o que está descrito ali. Vamos lá:
- Aluguel por temporada: destacando-se entre as tendências imobiliárias, funciona para férias, viagens a negócios, baixa e alta temporada e até para moradia ocasional (seja para trabalho ou não);
- PropTeck: são as novas tecnologias para propriedades, como plataformas de vendas, automação de serviços, IA, segurança interna dos imóveis, etc;
- Sustentabilidade: destacando os imóveis com certificação verde, uso de energias renováveis, sistemas de armazenamento de água, reaproveitamento de madeiras, etc;
- Compartilhados: chamados de colivings, são espaços com cômodos compartilhados (como cozinhas e banheiros), geralmente com quartos privativos;
- Smarthomes ou casas inteligentes: são os imóveis com automação que facilitam o controle-monitoramento de temperatura, iluminação, mecanismos de segurança e outros, geralmente por meio de celular, tablets ou computadores.
Enfim, se quiser saber mais sobre tendências do mercado imobiliários, penhora, Leis, usucapião e assim por diante. Confira o Blog agora mesmo ou entre em contato para tomar as medidas cabíveis, tirar dúvidas e regularizar seu imóvel.