A técnica de Home Staging é amplamente conhecida em diversos países, principalmente nos Estados Unidos. Inclusive, se você assiste aos programas de reforma – como o “Irmãos a Obra” e “Ame-a ou Deixe-a”, é provável que já tenha visto isso em ação.
Porém, aqui no Brasil, por muitos anos o tema ficou em segundo plano, sendo uma tendência que vem se popularizando nos últimos anos. Isso devido à necessidade de elevar/ valorizar um imóvel.
Neste artigo, separei o que você precisa saber sobre o tema para valorizar seu imóvel para venda rápida, evitando que o lugar fique fechado por meses.
Boa leitura!
O que é o Home Staging?
Primeiramente, a estratégia surgiu na década de 70 nos EUA quando alguns corretores desenvolveram tal conceito. Inicialmente, a técnica tinha como foco a realização de pequenas alterações no imóvel.
Assim, essa estratégia veio para causar um impacto positivo na apresentação daquele imóvel, para que potenciais compradores tenham um maior interesse. Mais ou menos como a ideia de que a “primeira impressão é a que fica”.
Em tradução literal, é traduzido como “encenação de casa”.
E o que exatamente isso significa?
Na prática, a estratégia se utiliza de diferentes técnicas par melhorar os cômodos, tornando aquele imóvel mais estético, agradável, bonito e capaz de transmitir sensações e sentimentos. Mesmo sem reformas.
Vale destacar que o home staging é feito em todos os tipos de imóveis, sejam usados ou novos. Inclusive quando o dono não tem dinheiro para investir ali ou continua morando no local.
A criadora da técnica, Barb Schwarz, notou que possíveis compradores observam detalhes e que esses fazem a diferença entre vender ou não, bem como na rapidez para fechar o negócio.
Portanto, a ideia é entender quais os pontos valiosos daquele imóvel e como trazer isso como primeiro panorama. Logo, os pontos negativos parecem menores.
Os pilares da estratégia
A valorização do imóvel para venda rápida usando a estratégia de home staging é baseada em três pilares:
- Estratégias de marketing: principalmente para entender como “vender” aquele imóvel, como apresentá-lo ao público;
- Técnicas de design de interiores: para saber como aproveitar ao máximo o imóvel;
- Mercado e perfil: o corretor/dono deve conhecer o mercado imobiliário de onde o imóvel está, bem como o perfil dos compradores.
Esses três pilares definem como aquele imóvel será apresentado ao público, onde será realizada a venda, aspectos mais valiosos para os possíveis compradores, etc.
Por exemplo, se o imóvel fica em uma área de praia, o design segue para esse perfil, com detalhes que lembram o mar, dá para mostrar facilidade da limpeza, etc. Um imóvel pequeno, ganha destaque com a otimização daquele ambiente, móveis que favorecem a organização e mais.
Se você precisa de assessoria jurídica para venda ou negociações, procure um advogado especializado.
Como Valorizar seu Imóvel para Venda Rápida
O home staging tem uma série de vantagens incríveis para corretores e donos de imóvel. Afinal, o foco é garantir que essa venda, ou até a locação, aconteça o mais rapidamente.
Neste aspecto, acelera as vendas/locação, eleva as chances de lucros, traz maior credibilidade para a empresa/profissional e até reduz os pedidos de descontos.
Aqui, vale uma ressalva, geralmente quem realiza esse tipo de técnica são arquitetos, designers de interiores e corretores. Entretanto, tendo o conhecimento no setor, qualquer um pode fazer isso.
Importante: se um escritório de advocacia acompanha a venda/negociação, mantenha-o atualizado de tais mudanças.
Pensando na valorização do imóvel e venda rápida, as dicas de home staging que separei incluem:
É uma estratégia ampla
Frequentemente, quando falamos nessa estratégia, muitos acreditam que se trata de decorar um ambiente, mas não é isso.
O home staging envolve decorar um ambiente, mas o foco é mostrar o quanto aquele local é bonito e incrível, mas apenas a questão estética dos móveis. Ou seja, valoriza o lugar.
Da mesma maneira, as técnicas usadas aqui são pensadas para diferentes públicos e idades, dentro do perfil pesquisado. Portanto, não é só decorar para um jovem casal moderno ou outro.
Diante disso, você deve evitar tendências muito marcantes ou passageiras, que transmitem uma sensação de “excesso”.
Pense nos fatores básicos da estrutura
Como advogado em São Paulo, uma das maneiras mais efetivas de valorização do imóvel é focar em fatores básicos daquela estrutura. Em outras palavras, temos:
- Limpeza: o local deve ser completamente limpo, sem poeira, manchas ou cheiros que possam causar incômodos;
- Iluminação: os cômodos devem ser devidamente iluminados conforme o uso, salas mais amenas e cozinha mais iluminada, por exemplo, a luz auxilia na transmissão de sensações;
- Arejado: os imóveis devem ser devidamente arejados, tanto para evitar cheiro de “lugar fechado”, trazendo aquela sensação de frescor;
- Características básicas da estrutura: aqui, avalie as boas características e as ressalte, como deixar uma janela com vista aberta. A ideia é deixar mais exposto o que é bonito e minimizar o visual do que não é tão bacana.
Avalie as mudanças que realmente são necessárias
Pensando em uma venda rápida, todo advogado online faz uma recomendação: avalie o que realmente é necessário e interessante.
Na prática, a limpeza é indispensável e o ideal é garantir uma boa iluminação dos cômodos, seja com luzes adequadas, abrindo janelas ou até usando velas aromáticas – ideais para salas de banho, por exemplo.
Ademais, existem outros aspectos que podem ser interessantes.
A pintura de paredes é amplamente recomendada para transmitir essa sensação de imóvel limpo e novo. Já para os armários, embutidos, verifique puxadores, faça a limpeza, pense em uma pintura ou encapamento, etc.
Toda mudança deve ser avaliada conforme a necessidade e as vantagens que trarão para o espaço – isso considerando potencial de venda.
Fique de olho em pontos de alerta que possam desvalorizar o lugar. Como paredes ou móveis descascados, mato, portas que rangem, mofo, trincas e mais.
Home Staging é uma técnica criativa
Entre as formas de valorização do imóvel para venda rápida, a técnica é focada na criatividade: aquele ambiente deve ser usado para garantir que cause interesse.
Logo, o objetivo inicial é usar os objetos de decoração que já tem, criando uma estrutura acolhedora e confortável.
Além disso, aposte em tons claros e neutros, com pontos de cores estratégicos. Como uma almofada, um quadro, painel da tv e assim por diante.
Simultaneamente, há um foco em transmitir a sensação de lar (não de local vazio), explorando em aromas (homes sprays), mantas em sofás, cortinas leves, plantas e outros.
Essa dica vale para outros ambientes, como espaços comerciais. Por exemplo, o home staging aqui aposta em poltronas e sofás, tapetes e outros. Logo, aquele que entra ali consegue imaginar como um consultório, sala de espera de estética, um escritório de advocacia e mais.
Importante: para compartilhar esse imóvel online, as fotos devem ser de ampla qualidade, fornecendo detalhes do lugar, apresentando as vantagens e uma perspectiva que faça a diferença.
Precisa de suporte imobiliário? Entre em contato e tenha sua primeira consulta grátis e regularize seu imóvel, invista nos contratos, faça registros e mais.
Enfim, o home staging é uma estratégia indispensável para valorizar o seu imóvel e garantir uma venda mais rápida e aumentar os lucros com cada venda.