E-mail
contato@rbarros.adv.br
Rua Afonso Celso, 943
Vila Mariana
WhatsApp
(11) 96815-2911

Financiamento Imobiliário em 2024: Melhores Opções e Taxas de Juros

Confira as melhores opções e taxas de juros do financiamento imobiliário em 2024 e dê o primeiro passo em direção a essa conquista.

Financiamento Imobiliário

Financiamento Imobiliário em 2024: Melhores Opções e Taxas de Juros

O financiamento imobiliário em 2024 surge como uma possibilidade de você investir ou mesmo se consolidar neste mercado. Para isso, separei dicas das melhores opções e taxas de juros.

Cabe destacar ainda que o mercado imobiliário é um dos campos de investimento mais antigos, mas que continua se destacando e sendo uma opção inteligente. Afinal, trata-se de um bem concreto, que você vê e acessa fisicamente.

Não à toa, atrai investidores mais tradicionais, que buscam baixíssimo risco, e aqueles mais ousados, que aproveitam as oportunidades que fogem do comum.

Este ano vem se mostrando como um mercado promissor para o campo imobiliário, principalmente para aqueles que buscam boas opções de financiamento, acessibilidade e condições mais favoráveis.

Mercado Imobiliário em 2024

Primeiramente, o mercado imobiliário em 2024 prometer trazer uma série de vantagens interessantes para os brasileiros. Principalmente quando consideramos as possibilidades de redução nas taxas e até no volume de crédito.

Simultaneamente, aconteceu um crescimento no mercado de capitais, acima da poupança, usada como fonte de recursos.

Além disso, diversas instituições financeiras aceleram esse cenário positivo se adequando as novas necessidades do público, adotando mais tecnologias de análise de crédito e, claro, a competição entre negócios.

Na prática, bancos e financeiras buscam aumentar a cartela de clientes e, para isso, facilitam a aquisição de imóveis.

Dessa forma, também há a responsabilidade fiscal, que funciona como uma atração interna, fornecendo mais recursos para os brasileiros.

Os especialistas no assunto apontam uma baixa da Selic para 9% até dezembro de 2024. Logo, é um cenário interessante para investir no mercado imobiliário.

Simultaneamente, as taxas de financiamento mudam conforme o perfil de cada cliente, além dos aspectos do mercado. Ou seja, os percentuais mudam a cada banco, score de crédito, existência de outros bens – usados como garantia, etc.

Ao mesmo tempo, você deve avaliar outros custos além do valor financiado. Como taxas administrativas, seguros obrigatórios e mais. Em outras palavras, o Custo Efetivo Total (CET) deverá ser parte do seu planejamento financeiro.

O que acontece se a taxa cair após você assinar o contrato?

Na busca pelas melhores taxas, muitos brasileiros descobrem uma queda nos juros que podem levar você a buscar um advogado online, na tentativa de regularizar tal situação.

Aqui, há uma divergência conforme o tipo de financiamento.

Se o seu contrato é com taxa pós-fixada, você terá um reajuste automático, conforme os índices de inflação.

Em contraponto, nos contratos com taxa prefixada, os juros já estão definidos. Portanto, se houver uma queda significativa, a recomendação é solicitar uma revisão contratual para possível redução.

Melhores Opções e Taxas de Juros

Agora, vamos as melhores opções e taxas de juros do financiamento imobiliário em 2024, sendo importante lembrar que a maioria das linhas de crédito financiam até 80%.

Há bancos e financeiras que realizam o financiamento total, mas isso pode acarretar juros. Logo, as duas opções devem ser avaliadas.

Pensando nas melhores opções e taxas de juros, os bancos que se destacam são a Caixa Econômica Federal, Bando do Brasil e Santander, respectivamente.

Assim, a Caixa é um dos bancos de destaque por ter taxas de juros mais interessantes – a partir de 8,99% ao ano, bem como uso dos recursos do FGTS para habitação popular. Além disso, aqui você tem a opção de participar do Programa Minha Casa, Minha Vida (vide regras).

Já o Banco do Brasil tem taxas a partir de 9% ao ano +TR – quando usa o FGTS ou a partir de 9,76% a.a. +TR.

Enfim, as taxas do Santander são a partir de 10,99% ao ano.

As taxas do Itaú e Bradesco são a partir de 10,49% + TR.

Se você está buscando o melhor financiamento imobiliário em 2024, há algumas regras básicas que vão garantir um bom contrato para o seu bolso. Inclusive, sempre considere as suas reais possibilidades financeiras.

Enfim, vale destacar que os financiamentos com Sistema de Amortização Constante (SAC), garante parcelas atualizáveis. Geralmente, funciona melhor para economias a longo prazo.

Já os financiamentos pela tabela Price são fixas, frequentemente praticadas por empresas/construtoras, com juros mais altos. Fique atento a este aspecto.

Score de crédito

Quando mais alto for o seu score de crédito, maior a chance de conseguir um bom financiamento, com taxas menores.

Isso acontece por os bancos entenderem que você é um bom pagador, com menores chances de inadimplência.

Débito automático

Os pagamentos por débito automático são considerados opções positivas para os bancos. Principalmente se você tem conta naquele banco que solicitou o financiamento, com boa movimentação financeira, o débito automático tende a favorecer o seu contrato.

Avaliação contratual

Uma regra indispensável para ter as melhores opções de financiamento imobiliário é sempre conhecer e avaliar o contrato. Ou seja, se você não entende algumas das cláusulas, busque um escritório de advocacia.

Milhares de brasileiros tem dificuldades para compreender os contratos, assinam sem ler e acabam com taxas/cláusulas abusivas e condições problemáticas.

Dentro dessa avaliação, o profissional auxilia você no processo de conhecer todo o custo daquele financiamento, desde as taxas administrativos até o IOF.

Taxas de juros em diferentes negócios: pesquise

Seguindo essa temática, um tópico valioso se refere aos tipos de financiamento imobiliário que aparecem aqui no escritório de advocacia. Dessa maneira, você passa a compreender melhor o assunto.

  • SFH – Sistema Financeiro de Habitação: financiamento que utiliza o FGTS e contas poupança, com custo efetivo máximo de 12%a.a;
  • SFI – Sistema de Financiamento Imobiliário: um dos mais comuns em grandes centros urbanos, com pouca burocracia e taxas mais atrativas;
  • Minha Casa Minha Vida ou Casa Verde e Amarela: programa governamental com diversas diretrizes e faixas de renda, com juros anuais variáveis de 4,25% a 7,66%;
  • Direto com a construtora: considerado menos burocrático, nem sempre as condições financeiras são vantajosas e não existe uma regulamentação exata. Aqui, é indispensável ter um profissional para acompanhar todas as etapas.

Diante dessas opções, você deve realizar uma boa pesquisa de mercado, comparando as opções a partir dos juros, especificações de contrato, tempo, percentual de entrada e mais.

Nessa pesquisa, considere o valor pago mensalmente, bem como o custo total daquele investimento, prazo de pagamento, abatimento de juros/taxas, quitação antecipada, etc.

Além disso, é importante considerar o INCC – Índice Nacional de Custo de Construção.

Em janeiro de 2024, por exemplo, a variação desse índice foi de 0,23%.

Na prática, o INCC é uma taxa calculada para avaliar os insumos usados nas construções. Por meio da aração, são realizados ajustes nos contratos de compras, considerando cada uma das fases de construção.

Em outras palavras, é uma maneira de você entender melhor quanto irá gastar ao longo desse processo (nas etapas) e se planejar para isso. Lembrando que o planejamento financeiro é indispensável para organizar sua renda, evitar perdas excessivas e direcionar melhor seus ganhos.

Golpes do financiamento imobiliário em 2024: procure um advogado online

Por fim, o reaquecimento do mercado imobiliário traz uma série de vantagens interessantes para o público, com uma queda nos valores contratuais. A queda da Selic é um prenúncio disso.

Entretanto, também traz alguns golpes a tona.

O principal ponto de atenção são os falsos “correspondentes bancários”. Em termos simples, são criminosos que se passam por profissionais da área, inclusive apresentando documentos falsos.

Em seguida, pedem todos os seus documentos para criar processos, avaliar oportunidades do mercado ou até para simulações. Com a posse desses documentos, as fraudes ficam mais fáceis. Isso sem contar aqueles que pedem transferências bancárias.

Portanto, fique atento a isso, solicite mais informações e comprovantes, contate um advogado em São Paulo para avaliar tudo previamente e desconfie de “ofertas milagrosas”.