E-mail
contato@rbarros.adv.br
Rua Afonso Celso, 943
Vila Mariana
WhatsApp
(11) 96815-2911

Advogado Inventário e Herança São Paulo SP

Advogado para inventário: Advogados que se importam. Inventário judicial e extrajudicial, partilha de bens.

Agende sua consulta

Advogado para inventário: Trabalhamos para oferecer uma advocacia resolutiva e preventiva de alta qualidade. Agende sua consulta agora mesmo, sem compromisso.

Áreas de atuação

Auxiliamos nossos clientes de forma personalizada: marque agora mesmo, sem compromisso, sua consulta via  WhatsApp, telefone, videochamada ou presencial.

Advogado inventário: Inventário Judicial

Profissionais que se importam – Aconselhamento sólido, apoio e orientação.

Inventário extrajudicial

Consulta por telefone ou presencial com os especialistas em inventário em São Paulo.

Partilha de bens

Conselhos partilha de bens, sucessão e herança, inventário, tribunal de família e acordos financeiros.

Testamento

Advogado especialista em inventário, herança e sucessão, acordos de propriedade.

Serviços

Perguntas frequentes

Sim. Além de ser obrigatório, o inventário é o  procedimento que possibilita a partilha de bens entre os herdeiros. Ou seja, sem ele, os sucessores não receberão a herança.

Conforme o art. 611, § 2º do CPC, o prazo para o inventário é de 60 dias. Esse prazo é contado a partir da data da abertura da sucessão, ou seja, do falecimento.

A lei estabelece o prazo de 12 meses, prorrogáveis, para a conclusão do inventário. No entanto, os inventários judiciais podem durar meses ou até anos. Por isso, presentes os requisitos para o inventário extrajudicial, essa costuma ser a via mais recomendável. Isso porque é um procedimento mais rápido, que pode ser concluído em poucos meses.

O custo do inventário depende do valor dos bens a serem partilhados. O inventário judicial varia de acordo com a complexidade do caso, ao passo que, no extrajudicial, é necessário pagar as taxas do cartório. Acesse nosso blog sobre inventário e herança para saber mais.

O art. 611 do CPC estabelece um prazo de 2 meses a partir da data da morte para o início do inventário. Quando os herdeiros não observam esse prazo, estarão sujeitos ao pagamento de multa.

A princípio, o valor da multa será de 10% sobre o valor do imposto de transmissão dos bens. Mas se o atraso for superior a 180 dias, a multa será de 20%. 

Por isso, procure o advogado o quanto antes.

De acordo com o Artigo 16 da lei 10.705/2000, o imposto é calculado aplicando-se a alíquota de 4% (quatro por cento) sobre o valor fixado para a base de cálculo. Ou seja, se o valor total do patrimônio for de R$ 100.000,00, por exemplo, o imposto será de R$ 4.000,00.

Acesse nosso blog para ver a lista completa de documentos necessários para fazer um inventário. 

Depende. Antes de mais nada, deve-se verificar se estão presentes os requisitos para o inventário extrajudicial. Em virtude da maior celeridade, esta pode ser a melhor opção. Entretanto, o tabelião não pode autorizar, por exemplo, a venda de um bem durante o processo. Então, o mais prudente é analisar caso a caso qual a melhor via.

Sim. O art. 610, § 2º do CPC estabelece a obrigatoriedade da presença de advogado para a realização do inventário extrajudicial.

O testamento é um registro da disposição de vontade do testador quanto ao destino do seu patrimônio após sua morte. Através do testamento, é possível destinar até 50% do patrimônio para outras pessoas, instituições ou fins que não os herdeiros.

O testamento pode ser público, particular ou fechado (ou cerrado). O testamento particular necessita apenas da assinatura de 03 testemunhas. Já os testamentos público e cerrado devem ser feitos em Cartório de Notas, com a presença de 02 testemunhas. No testamento cerrado, apenas o testador tem conhecimento de seu conteúdo, que será lacrado em um envelope e só poderá ser aberto após sua morte.

Mais dúvidas? Entre em contato conosco. Teremos um imenso prazer em atendê-lo. Clique aqui

Opinião dos clientes

O Doutor Ricardo Barros é um excelente profissional, está sempre disponível para esclarecer minhas dúvidas e ajudar na resolução dos problemas. Recomendo!

Renata Nascimento

Gostaria de elogiar o excelente atendimento e comprometimento com o cliente, transparente me passou segurança desde a primeira reunião, obrigado pelo desfecho... Super indico!

José Antonio de Souza

Dr. Ricardo, obrigada pela dedicação e excelência ao modo que executou seu trabalho com eficiência, profissionalismo e rapidez, estou grata por ter esse excelente profissional a minha disposição, agradeço o excelente trabalho.

Rosana Oliveira

Excelente profissional. Desempenhando com dedicação e excelência o trabalho, sanando todas as dúvidas e orientando com expertise. Resolutividade e agilidade em resolver a demanda contratada. Obrigada e Parabéns!!!!

Rosaria Ramirez

Financiamento de imóveis

Financiamento de imóveis: entenda mais 

Saiba que o financiamento de imóveis é a forma de tornar real o sonho da casa própria para muitos brasileiros. Sem dúvida, é uma alternativa de longo prazo e que implica em comprometer cerca de 30% da renda mensal da família. Sendo muito importante avaliar as taxas de juros, condições da ...

Saiba mais

Contrato de compra e venda de um terreno

Contrato de compra e venda de um terreno

Saiba ser imprescindível assinar um contrato de compra e venda de um terreno para fechar um negócio. Sem dúvida, toda transação necessita ter as suas cláusulas documentadas e registradas em cartório, para garantir os direitos de ambas as partes. Muitas vezes, as partes negociam um terreno ...

Saiba mais

Due diligence

Due diligence de imóveis

Talvez você ainda não tenha ouvido falar de due diligence de imóveis. Mas, saiba ser essencial para as negociações desses bens. Uma vez que é uma expressão de origem inglesa, que em tradução literal significa “devida diligência”. De fato, é um termo muito usado no mundo dos negóc ...

Saiba mais

Distrato de imóveis

Distrato de imóveis: você sabe o que é?

Talvez você ainda não saiba, mas desde dezembro de 2018 que o distrato de imóveis está em vigor com as regras definidas em lei. Sem dúvida, a própria palavra “distrato” já dá uma ideia que se trata de desfazer um vínculo criado por um contrato. A Lei 13.786, de 28 de dezembro de 201 ...

Saiba mais

Alocação de riscos na incorporação imobiliária

Alocação de riscos na incorporação imobiliária

Saiba que é de extrema importância a alocação de riscos na incorporação imobiliária devido aos diversos fatores envolvidos. Pois, trata-se da construção de condomínios com unidades autônomas para venda independente, mesmo ainda na planta.  A alocação de riscos é uma estratégi ...

Saiba mais

Advogado online

Advogado online: tudo que você precisa saber

Talvez você ainda não tenha ouvido falar em advogado online. Mas, saiba que é uma forma de serviços que tem crescido bastante nos últimos tempos. Sem dúvida, este serviço conta os diferentes recursos de mídias sociais interativas via Internet. Trata-se de um advogado que atua a distânci ...

Saiba mais