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Documentação Necessária para Compra e Venda de Imóveis: Um Guia Completo

Nesse post, separei um guia completa da documentação necessária para compra e venda de imóveis. Assim, você sabe quais passos deve seguir.

Documentação Necessária para Compra e Venda de Imóveis: Um Guia Completo

Documentação Necessária para Compra e Venda de Imóveis: Um Guia Completo

Nesse post, trouxe um guia completo sobre a documentação necessária para compra e venda de imóveis. Afinal, é um assunto que levanta algumas dúvidas, principalmente para garantir que essa transação seja legal, sem acarretar problemas futuros.

Justamente por isso, separei esse artigo considerando o que cada uma das partes deve apresentar, bem como uma série de perguntas e respostas, tipos de acordo mais comuns e mais.

O objetivo é que você encontre a resposta que procurava e se prepare para este momento de forma mais tranquila e efetiva, principalmente se precisa comprar ou vender um imóvel rapidamente.

Por que a compra e venda de imóveis exige tantos documentos?

Antes de mais nada, uma das principais perguntas que os clientes levantam aqui no escritório de advocacia é o motivo que leva essa transação a ser tão burocrática.

Geralmente, os clientes pedem porque é tão demorado ou porque há tantos documentos envolvidos. Principalmente quando há necessidade de fazer inventários ou recuperar papéis antigos.

Dessa forma, a realidade é que a compra e venda de imóveis é uma transação jurídica e financeira. Ou seja, envolve diferentes “áreas” para ser considerada legal. Aqui, tenha em mente que uma transação mal realizada por ocasionar a quebra de um contrato.

Imagine, por exemplo, que você vende uma casa e, anos depois, descobre que aquela transação não foi realizada corretamente. Como resultado, há multas a serem pagas, encargos, mais documentos a serem feitos e assim por diante. Fora a questão financeira, há ainda um desgaste emocional.

Em outras palavras, isso significa há uma necessidade de proteger os direitos e garantir os deveres de todas as pessoas envolvidas neste processo. Assim, você também deve considerar:

  • Verificação do imóvel: a documentação permite identificar o proprietário legitimo, quem tem direito de venda, possíveis disputas e multa, bem como o imóvel – se está regular, construção, área, etc.
  • Regularidade fiscal: as questões discais envolvem considerar certidões de débito, pendências tributárias, dívidas associadas (como financiamentos ou o imóvel ser uma garantia), entre outras.
  • Conformidade legal: verificação dos documentos de conformidade com as leis do município, estado ou até federais, regulamentações ambientes e demais.
  • Histórico: usado para verificar restrições, problemas antigos, hipotecas, servidões que possam alterar a posse/uso, etc.
  • Seguridade da transação: principalmente para que todo o contrato seja legal, verificação dos documentos, registros em cartório e assim por diante.

Enfim, vale consultar um advogado especialista para ter maior segurança e tranquilidade ao longo desse processo.

Documentação Necessária para Compra e Venda de Imóveis

Agora, chegamos ao tópico central desse artigo: a documentação necessária para compra e venda de imóveis. Logo, é importante considerar que:

  • Há situação em que podem ser necessários documentos específicos: sejam complementares ou mesmo para comprovar algo que outro documento diz – como certidões de óbito.
  • Cada caso pode requerer mais (ou menos) documentos conforme as especificações do imóvel. Por exemplo, se há inventários, financiamentos, vários donos/herdeiros e assim por diante.

Então, vamos começar.

Documentação do Vendedor

Primeiramente, vamos falar dos documentos que o vendedor deve ter para realizar essa transação.

  • Certidão de Matrícula Atualizada: documento emitido pelo cartório de registro de imóveis que comprova a titularidade e a situação jurídica do imóvel.
  • Certidão Negativa de Ônus Reais: comprova que não existem dívidas ou pendências que recaiam sobre o imóvel.
  • Certidão Negativa de Débitos de Tributos Imobiliários: certifica que não há débitos de IPTU ou outros tributos municipais.
  • Certidões de Ações Reais e Pessoais Reipersecutórias: indica se há ações judiciais que possam afetar o imóvel.
  • Certidão de Quitação de Condomínio: para casos de imóvel em condomínio, comprova que não há dívidas com a administração condominial.
  • Certidões dos Cartórios de Protesto: verifica se há protestos contra o vendedor.
  • Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas: demonstra que o vendedor não possui dívidas trabalhistas.
  • Certidão de Regularidade Fiscal: pode ser exigida para verificar a regularidade fiscal do vendedor.
  • Cópias dos Documentos Pessoais: RG, CPF, certidão de casamento ou escritura pública de união estável, se aplicável.

Documentação do Comprador

Agora, dos documentos que o comprador deve ter em mãos costuma ser mais simples, já que ele é a parte interessada em adquirir aquele imóvel. Veja:

  • Cópias dos Documentos Pessoais: RG, CPF, certidão de casamento ou escritura pública de união estável, se aplicável.
  • Comprovante de Renda: pode ser exigido para verificar a capacidade financeira do comprador, especialmente em transações que envolvam financiamento bancário. Geralmente, é realizada a avaliação de crédito (score).
  • Comprovante de Residência: confirma o endereço atual do comprador.

Vale destacar que em casos de financiamentos ou empréstimos, mais documentos são necessários, tanto para verificar a compra, quanto a condição do imóvel e capacidade de pagamento.

Documentação do Imóvel

Ao final, temos a documentação necessária para compra e venda de imóveis relacionada ao bem. Vale destacar que muitas vezes as famílias não têm esses papéis, seja por uma mudança na legislação (onde antes não era necessário – comum em imóveis bem antigos) ou mesmo por perder, disputas familiares e mais.

Dessa forma, é importante que um advogado avalie o seu caso, faça as devidas solicitações e veja o que mais é necessário.

  • Planta Baixa e Memorial Descritivo: descrevem detalhadamente a estrutura e as características do imóvel.
  • Certidão de Habite-se: documento emitido pela prefeitura que atesta que a construção foi concluída de acordo com as normas legais.
  • Declaração de Quitação de Débitos de Água e Energia: certifica que não há pendências com as concessionárias de serviços públicos.
  • Certidão de Zoneamento: informa a conformidade do imóvel com o zoneamento urbano.

Documentação para o Registro da Compra e Venda

Uma ressalva valiosa se refere aos documentos para realizar o registro da compra e venda. Em outras palavras, para garantir a legalidade dessa ação junto aos órgãos competentes.

  • Contrato de Compra e Venda: documento que formaliza o acordo entre as partes.
  • Escritura Pública de Compra e Venda: deve ser lavrada em cartório e é necessária para a transferência da propriedade.
  • Guia de ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis): comprovante de pagamento do imposto devido pela transação.

A partir disso tudo, é realizado o registro no cartório de imóveis. Ou seja, a escritura para que a propriedade seja transferida do vendedor para o comprador.

Em seguida, depois do registro da escritura no cartório, é realizada a Atualização do Cadastro no Município, feito na prefeitura para atualizar futuras cobranças de IPTU.

É importante contar com a orientação de um advogado especializado em direito imobiliário durante todo o processo para garantir que todas as etapas sejam cumpridas corretamente e que todos os documentos estejam em ordem.

Principalmente se houverem falhas nos documentos – como dados que faltam ou processos que não foram devidamente cumpridos.

Guia Completo para Comprar e Vender um Imóvel

Ao final, separei um passo-a-passo envolvendo toda a documentação necessária para compra e venda de imóveis, bem como dicas práticas para fazer isso de forma eficiente, principalmente para evitar uma série de problemas e dificuldades.

Preparação Inicial

Inicialmente, posso destacar a questão do preparo para a compra ou venda de um imóvel. Para facilitar, separemos por objetivo:

Vendedor

Para o vendedor a preparação inicial envolve a avaliação daquele imóvel, atividade geralmente realizada por um corretor contratado pela parte interessada na venda.

Este profissional irá lhe auxiliar a entender o real valor de mercado ou mesmo informar como melhorar as condições. Por exemplo, pequenas reformas podem elevar o valor de venda.

Simultaneamente, este momento engloba reunir toda a documentação que será necessária para a venda, o que pode demorar um pouco se for necessário atualizar dados e papeladas.

Neste ponto o foco são as certidões negativas, matrícula, comprovantes de pagamentos, entre outros.

Comprador

Já para o comprador, a preparação inicial envolve a definição dos critérios do imóvel, ou seja, as características mais desejadas e indispensáveis.

Por exemplo, aqui se encaixa a localização ou bairro, média de valor, número de quartos, se precisa ou não ter garagem, etc. Tudo isso deverá ser avaliado.

Ao mesmo tempo, é importante analisar a situação financeira atual, para saber qual a capacidade de pagamento, se há economias, financiamentos e empréstimos, ou demais opções.

Busca/Divulgação  

A partir do que foi feito na preparação, inicia-se o processo de buscar ou divulgar um imóvel.

Na prática, os compradores começam a procurar e pesquisar os imóveis conforme os critérios que foram definidos, seja usando portais, sites, agências, corretores ou outros meios.

Conforme os resultados, acontece a visitação. O ideal é que você vá até o local, conheça presencialmente a região/imóvel, veja como está toda a estrutura e demais aspectos.

Já para os vendedores, inicia-se o processo de divulgar aquele imóvel, por diversos meios, a fim de mostrar para pessoas interessadas que o mesmo está disponível.

Vale destacar que essa etapa deve ser realizada com calma, principalmente para ver todas as opções disponíveis, comparar, definir prós e contras, e assim por diante.

Guia de documentação: Negociação e Contrato

Chegando na etapa da negociação, temos a documentação para que essa proposto seja formalizada. Logo, é importante ficar atento aos detalhes.

Na maioria das vezes, muitos brasileiros realizam esse processo informalmente, “boca-a-boca”. Entretanto, a recomendação é que você tenha algum documento escrito, principalmente se a outra parte aceitar o que foi proposto.

Aqui também serão discutidas as formas e prazos de pagamento.

Após a negociação, tudo o que foi definido é juridicamente organizado em um contrato.

Um advogado especializado deve redigir o contrato, com todos os detalhes dessa transação e cláusulas. A seguir, você e a outra parte assinam e registram esse documento.

Documentação necessária para compra e venda de imóveis

O próximo passo é separar e verificar a documentação necessária para compra e venda de imóveis. Neste ponto, vamos destacar separadamente o que cada parte deve ter em mãos:

Comprador

O comprador deve verificar os documentos referentes ao imóvel, principalmente certidões e pagamentos de impostos. Inclusive, é necessário solicitar as certidões negativas e outros, para ter certeza que tudo está em ordem.

Financiamento

Para aqueles que irão financiar o imóvel (comprador), deverá solicitar esse serviço na instituição e passar pela avaliação bancária, apresentando os documentos necessários para tal.

Além disso, há a avaliação bancária do imóvel de interesse. Em seguida, vem a aprovação e contrato.

Escritura Pública

Vendedor e comprador deverão ir até o cartório em uma data agendada para lavrar a escritura pública de compra e venda. Aqui cabe o pagamento de ITBI – Imposto de Transmissão de Bens Imóveis.

Registro do Imóvel

Ainda no quesito documentação, o comprador faz o Registro da Escritura, após lavrar o documento, indo até um cartório de registro. Isso se refere a transferência.

Depois, vem a atualização do cadastro do imóvel na prefeitura, para que o IPTU seja devidamente emitido no novo nome. 

Vale destacar que o vendedor do imóvel deve fazer um comunicado de venda do imóvel na prefeitura, evitando cobranças indevidas.

Após esses passos, é hora da mudança. Então, o comprador deve começar a planejar a mudança para o novo imóvel, reformas ou mesmo locação, dependendo do que for interessante.

Simultaneamente, lembre-se de atualizar o endereço em bancos, correios, sites e outros.

Dicas Adicionais

  • Consultoria Jurídica: o ideal é contratar um advogado especializado em direito imobiliário para orientação em todas as etapas.
  • Corretor de Imóveis: um corretor de imóveis tende a facilitar o processo, desde a busca do imóvel, bem como a negociação e documentação.
  • Inspeção Profissional: para o comprador, é recomendável contratar um engenheiro ou arquiteto para inspecionar o imóvel antes da compra. Isso permite identificar problemas na estrutura ou reformas necessárias.

Seguir essas etapas e manter uma comunicação clara entre as partes envolvidas ajudará a garantir uma transação segura e sem contratempos na compra e venda de imóveis.

5 dicas sobre documentação na compra e venda de imóveis

Enfim, neste guia de documentação de compra e venda de imóveis, separei cinco dicas práticas que devem entrar no seu checklist – sendo as mais importantes desse assunto.

Verificação da documentação do imóvel

  • Matrícula atualizada: solicite a matrícula atualizada do imóvel, com todas as informações e históricos. Sempre verifique se não há pendências ou irregularidades.
  • Certidões negativas: Certidões negativas de subsídios municipais (IPTU), federais, estaduais, e de ações trabalhistas e cíveis são essenciais para garantir que o imóvel esteja livre de dívidas e processos judiciais.

Documentação do vendedor

  • Certidões pessoais: as certidões negativas de tributos e de ações ajudam a garantir que o vendedor não tem dívidas que possam recair sobre o imóvel.
  • Identificação pessoal: cópias autenticadas do RG, CPF e, se for o caso, da certidão de casamento, comprovante de endereço e certidão de nascimento dos vendedores. Você deverá apresentar esses documentos na compra ou venda.

Contrato de compra e venda

  • Detalhamento: o contrato deve detalhar as condições de venda, incluindo o valor, forma de pagamento, dados de entrega do imóvel e condições de financiamento, se houver.
  • Cláusulas de garantia: são as cláusulas que protegem ambas as partes, como a de responsabilidade por débitos anteriores e a de entrega do imóvel em condições acordadas.

Pagamento e financiamento

  • Comprovação de pagamento: sempre que um pagamento for realizado, é importante obter e guardar os comprovantes, recibos e documentos que comprovem a transferência de valores. Você pode reunir isso em uma pasta física/virtual.
  • Documentação bancária: se o imóvel for financiado, é necessário apresentar toda a documentação da instituição financeira, incluindo a comprovação de renda e de capacidade de pagamento.

Registro do imóvel

  • Escritura pública: após a assinatura do contrato de compra e venda, é necessário lavrar a escritura pública de compra e venda no cartório de notas.
  • Registro no cartório de imóveis: a escritura do imóvel deve ser registada no cartórios para ser legal, perante a lei. Assim, você é reconhecido como proprietário.

Ao final, se ainda restarem dúvidas, quiser saber mais ou contratar um advogado para analisar o seu caso, acesse a página e confira os canais aqui.