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Impacto da Tecnologia no Mercado Imobiliário: Realidade Virtual e Inteligência Artificial

Nesse post, separei o impacto da tecnologia no mercado imobiliário, as promessas do futuro, dicas e mais. Confira e faça um bom negócio.

Impacto da Tecnologia no Mercado Imobiliário: Realidade Virtual e Inteligência Artificial

Impacto da Tecnologia no Mercado Imobiliário: Realidade Virtual e Inteligência Artificial

Nesse post, separei tudo o que você precisa saber sobre o impacto da tecnologia no mercado imobiliário, principalmente em relação a realidade virtual e inteligência artificial.

Afinal, trata-se de um tema que revoluciona o mercado, muda a forma como os negócios são feitos e traz maior autonomia para você, seja na busca por um bom negócio, bem como para evitar golpes que possam prejudicar suas finanças.

Pensando nisso, separei as tecnologias mais usadas e as promessas do futuro, impactos, cuidados que você deve ter, vantagens e muito mais.

Boa leitura!

Tecnologias: entenda as novas promessas

Tecnologia no Mercado Imobiliário

As tecnologias são ferramentas ou sistemas que, frequentemente, se adaptam as necessidades do mercado. Se observarmos os últimos 20 anos, podemos observar uma grande diferença em relação a diversos tópicos.

Por exemplo, nos anos 80, esse avanço era mais lento e até limitado, com uma demanda mais direcionada a suprir necessidades básicas.

Em seguida, esse campo ganha força (impulsionado por essas tecnologias que já existiam). Logo, os recursos crescem rapidamente e buscam atender novas necessidades do mercado. Não apenas aquilo que é necessário, mas aquilo que o público deseja.

Justamente por isso, nos últimos 10 anos, cresceu as ferramentas de comunicação, home office, trabalhos digitais e assim por diante. 

Assim, são tecnologias emergentes nos mais diversos campos, incluindo o mercado imobiliário. Neste, existem dois campos de extrema importância:

Realidade Virtual

Primeiramente, a realidade virtual (RV) é uma tecnologia que permite a interação com ambientes e objetos virtuais de maneira semelhante à interação com o mundo real.

Geralmente, envolve o uso de dispositivos como óculos de RV ou capacetes, que exibem imagens e sons tridimensionais, criando a sensação de estar imerso em um ambiente virtual.

A RV pode ser usada em uma variedade de aplicações, ainda que seja reconhecida nos jogos e simulações de treinamento, destaco as experiências educacionais, visualização arquitetônica, tratamento de fobias e ansiedade, entre outros. A

Essa tecnologia tem o potencial de transformar a forma como interagimos com o mundo digital, proporcionando experiências mais imersivas e envolventes.

Inteligência Artificial

Já a inteligência artificial (IA) é a capacidade de máquinas ou sistemas computacionais realizarem tarefas que normalmente requerem inteligência humana. São os chamados “robozinhos”.

Essas tarefas incluem: aprender, raciocinar, reconhecer padrões e tomar decisões. Para tanto, compreender a linguagem e realiza a percepção visual.  

Por exemplo, consegue entender o que está sendo falado, qual a pergunta ou questão apresentada, imagens e assim por diante. Nos apps bancários, por exemplo, esses sistemas auxiliam na resolução de problemas, identificação de falhas/problemas, pagamentos, etc.

A IA é geralmente dividida em duas categorias: IA fraca (ou estreita) e IA forte. A IA “fraca” são sistemas projetados para realizar tarefas específicas, como reconhecimento de voz ou recomendação de filmes. Já a IA “forte” se refere a sistemas capazes de realizar qualquer tarefa intelectual que um ser humano possa fazer, e ainda não foi totalmente alcançada.

Vale dizer que a IA é amplamente utilizada em uma variedade de setores, incluindo tecnologia, saúde, finanças, manufatura e transporte, bem como imobiliário.

Quer saber mais ou tem dúvidas sobre o seu contrato? Entre em contato com o escritório e saiba mais.

Acompanhando o futuro

Nos últimos 10 anos, a tecnologia avançou significativamente em várias áreas de forma significativa. Ainda que a IA e RV sejam uma das mais reconhecidas, existem diversas que valem a pena serem comentadas aqui.

Como, por exemplo:

  • Internet das Coisas (IoT): tecnologia que cresceu rapidamente, conectando dispositivos e objetos do dia a dia à internet, possibilitando a automação e a coleta de dados em larga escala.
  • Computação em Nuvem: a computação em nuvem se tornou cada vez mais popular, permitindo o armazenamento e processamento de dados em servidores remotos, proporcionando escalabilidade e flexibilidade para empresas e usuários.
  • 5G: a implementação do 5G começou a oferecer velocidades de internet móvel significativamente mais rápidas, além de melhorar a capacidade e confiabilidade das redes de comunicação.
  • Plataformas Online: o uso de plataformas online para listar e vender imóveis se tornou muito comum, facilitando o acesso a informações detalhadas sobre propriedades e simplificando o processo de compra e venda.
  • Blockchain: essa tecnologia está sendo explorada para simplificar e agilizar transações imobiliárias, garantindo maior transparência e segurança.
  • Fotografia e Vídeo de Alta Qualidade: o uso de fotografia e vídeo de alta qualidade tem se tornado padrão para apresentar imóveis de forma mais atraente e profissional.

Esses avanços impactam profundamente a forma como vivemos, trabalhamos e nos comunicamos, moldando o futuro da tecnologia e da sociedade.

Inteligência Artificial e Realidade Virtual no mercado imobiliário

Uma dúvida comum dos clientes que precisam de um advogado em São Paulo para acompanhar um novo negócio se refere aos processos tecnológicos que existem por aí.

Dessa forma, a área da construção civil em geral ganha uma série de vantagens com essas novas tecnologias. Um exemplo clássico são as maquetes.

Por vários anos, arquitetos e engenheiros dependiam das maquetes para apresentar a ideia aos seus clientes. Um item que exigia não apenas um gasto com material, mas tempo – como para esperar secar. Além de, claro, as limitações físicas.

Hoje, a tecnologia permite que essa maquete seja completamente virtual, mais imersiva e com detalhes que fazem você compreender aquele lugar fisicamente.

Com a realidade aumentada, por exemplo, é possível usar apps e, por meio da câmera do seu celular, apontar o aparelho para um local e ver como a construção ficaria naquele terreno.

Simultaneamente, trouxe as imagens em 3D, garantindo automação para o design de interiores.

Assim, se antes era necessário criar objetos para a maquete, agora é só selecionar entre as opções, adicionar outras, trocar em poucos segundos e ir decorando conforme o seu estilo.

Claro que não posso deixar de citar as visitas virtuais, onde você confere imóveis à distância, conferindo todos os detalhes na prática, saindo daquela “descrição” simples. Atualmente, milhares de empresas de “decorados” e imóveis na planta, investem nessa ideia.

Impacto da tecnologia no mercado imobiliário

Agora, chegamos ao tópico principal desse post, sendo uma dúvida comum entre diversos públicos.

Aqui no escritório de advocacia, recebo uma série de perguntas relacionadas ao tema. Entre elas, como ficam as apresentações virtuais x a realidade do imóvel, possibilidade de cancelamento de contratos, fechamentos de acordos virtuais e pós-visita, etc.

Dessa forma, o impacto da tecnologia no mercado imobiliário está relacionado não apenas as vantagens que ampliaram o setor, mas os cuidados que você deve seguir. Neste cenário, separei esse tópico em 3 partes indispensáveis, vamos começar.

Para conferir mais dicas, tendências e mudanças legais, acompanhe o Blog Advocacia agora mesmo!

Vantagens e mudanças

A princípio, destaco o impacto da tecnologia no mercado imobiliário com as vantagens ou mudanças que a realidade virtual e a inteligência artificial trouxeram para o mercado.

Acesso a informações

A internet e as plataformas online facilitaram a vida dos compradores, seja para pesquisarem ou acessarem informações sobre:

  • Propriedades disponíveis;
  • Preços de mercado;
  • Histórico de vendas;
  • Tendências imobiliárias, etc.

Isso democratizou o acesso às informações e permite que você faça escolhas com um maior volume de dados relevantes. Sendo assim, não fica “no escuro”.

Visitas virtuais

A tecnologia de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) possibilita visitas virtuais a imóveis. Tudo sem sair de casa ou no local de vendas.

Dessa forma, permite que você visualize toda a propriedade de forma realista e imersiva – mesmo à distância. mesmo à distância.

Processo de compra e venda simplificado

As plataformas online e aplicativos móveis facilitaram o processo de compra e venda de imóveis. Afinal, você consegue pesquisar, comparar e comprar tudo online (ou mesmo à distância), com facilidade.  

Isso tem reduzido a necessidade de visitas presenciais e agilizado o processo de transação.

Análise de dados

Para os profissionais do mercado, essas tecnologias facilitaram ao processo de análise do mercado, como tendências, valores, investimentos no setor e mudanças.

Automatização de processos

A tecnologia tem possibilitado a automatização de processos no mercado imobiliário, como a avaliação de propriedades, a gestão de documentos e contratos, e até mesmo a interação com clientes por meio de chatbots.

Transparência e segurança

A tecnologia blockchain está sendo explorada para trazer maior transparência e segurança às transações imobiliárias, garantindo a autenticidade dos registros e reduzindo a possibilidade de fraudes.

Impacto da tecnologia no mercado imobiliário: os cuidados que recomendo

Aqui no escritório, muitos clientes têm levantado dúvidas sobre como as tecnologias devem ser usadas de forma consciente, principalmente para evitar problemas e garantir o máximo de benefícios.

Diante disso, tenho 4 recomendações chave para você.

Fique atento as plataformas que utiliza

Primeiramente, se você está buscando imóveis em plataformas online, é essencial ficar de olho nos sites que acessa. Principalmente quando esses sites solicitam algum tipo de informação pessoal.

Assim, não forneça nenhum dado bancário, não realize depósitos e verifique se o mesmo é seguro ou não.

Sendo assim, prefira sites conhecidos e oficiais, portais imobiliários ou mesmo de corretores devidamente cadastrados.

Aproveite todas as ferramentas que tiver

A segunda dica sempre utilizar todas as ferramentas disponíveis para você. Sejam os chats para contato, bem como tour virtuais, descrições e mais. Tudo é válido.

Uma dica interessante é conferir quais são as informações destacadas na descrição dos imóveis e, em seguida, comparar com as imagens, para entender a que o vendedor está se referindo.

Por exemplo, se é dito a você que o local possui churrasqueira, verifique se o equipamento aparece nas fotos/vídeos. Se não aparecer, é um ponto de atenção.

Sempre que possível, visite o imóvel

Mesmo com todas as ferramentas e o impacto da tecnologia no mercado imobiliário, a realidade é que há diversos vendedores mal-intencionados. Então, você deve ir além do tour virtual.

Portanto, o ideal é conferir tudo o que puder online, tomar notas e, quando interessado, verificar presencialmente. Se isso não for possível, prefira contratar um profissional para isso.

Esse tipo de visita tem como foco entender se, tudo aquilo que está na rede, condiz com a verdade.

Muitas vezes, são realizadas promessas que não condizem com o real e podem levar a uma quebra de contrato. Seja por imóveis antigas do local, falta de cômodos/itens, localização incorreta e mais. Logo, é essencial verificar se todas as informações são verdadeiras.

Converse com um profissional

Aqui no escritório, uma recomendação indispensável é ter um profissional ao seu lado.

O meu objetivo é garantir que você não caia em golpes, saiba exatamente o que está comprando/alugando e tenha um contrato que seja vantajoso para ambas as partes.

Além disso, é uma maneira de proteger seus dados pessoais e eliminar quaisquer dúvidas ou preocupações.

Atenção!

Existem diversos golpes relacionados a anúncios falsos, pagamentos adiantados como “garantia”, falsas ofertas ou mesmo anunciantes ilegítimos.

Fique atento aos detalhes.

Tendências de tecnologia no mercado imobiliário

Por fim, para “fechar essa tríade”, também separei algumas das tendências desse setor que farão a diferença nos próximos anos. Vale dizer que a realidade virtual e a inteligência artificial são duas que prometem crescer e se consolidar.

  1. Análise de dados: a análise de dados é usada para melhorar a precisão na precificação de imóveis, prever tendências de mercado e personalizar a experiência do cliente.
  2. Sustentabilidade e eficiência energética: a demanda por edifícios sustentáveis e eficientes em termos energéticos está crescendo, impulsionada pela preocupação com o meio ambiente e pela busca por economia de custos a longo prazo.
  3. Mobilidade urbana: há uma tendência em direção a uma maior mobilidade urbana, influenciando o mercado, com mais pessoas procurando por imóveis próximos ao transporte público e com infraestrutura de mobilidade sustentável.
  4. Flexibilidade de espaço: com o aumento do trabalho remoto, há uma demanda crescente por espaços de trabalho flexíveis e por imóveis que possam ser adaptados para diferentes usos.
  5. Digitalização e automação: a digitalização e a automação de processos estão se tornando cada vez mais importantes no mercado imobiliário. Incluindo mais transações realizadas online e processos como a avaliação de propriedades sendo automatizados.
  6. Assistentes virtuais e chatbots: com a expansão da tecnologia no setor imobiliário, cresce o volume de assistentes virtuais e uso de chatbots para agilizar o atendimento. Vale dizer que essas ferramentas são indispensáveis para evitar a perda de interessados.

Dessa forma, você tem acesso facilitado a dados importantes sobre imóveis, com respostas rápidas, agendamento de visitas, recomendações personalizadas e uma experiência imersiva.

Com as novas tecnologias, é possível assinar contratos eletronicamente, deixando os processos mais rápidos e menos burocráticos.

4 dicas de tecnologia para você conferir

Por fim, separei quatro segredos ou dicas para você aproveitar ao máximo a tecnologia no mercado imobiliário ao mesmo tempo que faz um bom negócio. Ou seja, fugindo de alguns “erros”.

Tecnologia no Mercado Imobiliário

Lembre-se: ainda é uma venda

Primeiramente, independentemente do tipo de negócio que está procurando, é importante lembrar que essa ainda é uma venda. Logo, a empresa busca lucro.

Esse não é um problema, já que se trata de uma transação comercial.

Entretanto, lembrar-se disso auxilia no processo de verificar as informações, buscar empresas confiáveis, conversar com vendedores previamente e assim por diante.

Uma dica do escritório é: desconfie de ofertas “boas demais” e verifique com cuidado todas as informações.

Use as tecnologias a seu favor

Você deve usar a realidade virtual, inteligência artificial, chatbots e todas as outras tecnologias disponíveis a seu favor.

Em outras palavras, aproveite essas funcionalidades para fazer tour virtuais, conversar, conferir informações e comparar dados, realizar vistorias e mais.

Se o imóvel está em outra cidade/estado e você não consegue se deslocar para lá, é interessante ter alguém para verificar presencialmente o imóvel. Outra dica é ficar atento ao contrato, colocando cláusulas de desistências caso o marketing não condiz com a realidade.

Avalie as fichas dos imóveis

Além do uso das tecnologias no mercado imobiliário, uma dica especial é sempre verificar as fichas dos imóveis.

Essas fichas são responsáveis por ter todas as informações descritivas daquele local. Como a metragem, número de cômodos e tipos, acessórios (como sanitários e armários), etc.

Sabendo essas informações, você compara tudo com as imagens e o tour virtual.

Inclusive, essa é uma dica especial para aqueles que estão começando a pesquisa, facilitando a comparação de opções. Ao mesmo tempo, solicite uma visita e atualizações das imagens.

Contratos e assinaturas

Enfim, a tecnologia permite que tudo seja realizado no ambiente digital. Logo, você consegue assinar contratos online e fazer tudo sem ir diretamente no local.

Porém, é essencial ter cuidado quanto a isso.

A dica aqui é: tenha esse contrato em mãos, leia tudo, entenda o que está ali e só assine quando tiver certeza.

Ao mesmo tempo, certifique-se de a plataforma ser segura, já que fornecerá diversos dados sensíveis para a realização desse acordo.

Então, entre em contato para tirar dúvidas, solicitar uma revisão do seu contrato e seguir com todos os meios legais – preservando seus direitos.