E-mail
contato@rbarros.adv.br
Rua Afonso Celso, 943
Vila Mariana
WhatsApp
(11) 96815-2911

Compra de Imóveis na Planta: Vantagens e Cuidados Essenciais

Conheça as vantagens da compra de imóveis na planta e os cuidados que deve ter para um investimento seguro.

Compra de Imóveis na Planta

Compra de Imóveis na Planta: Vantagens e Cuidados Essenciais

A compra de imóveis na planta, com frequência, se refere a realização de um sonho, a conquista de um objetivo. Como resultado, milhares de pessoas planejam tudo com afinco, para garantir que esse processo seja tranquilo e prazeroso.

Neste cenário, é provável que você tenha iniciado uma busca pelo tema ou até conversado com terceiros e, é neste ponto, que as dúvidas começam a aparecer.

Pensando nisso, separei neste conteúdo as vantagens e os cuidados essenciais que você deve ter para que esse objetivo seja alcançado na legalidade, fugindo de cláusulas abusivas. Simultaneamente, apresento um panorama de como essa construção acontece, já que muitos clientes têm uma visão embaçada de como as coisas irão acontecer.

Boa leitura!

Vantagens da compra de imóveis na planta

A princípio, vale explicar o que exatamente isso significa.

Então, os imóveis na planta são aqueles que ainda serão construídos ou que estão na fase inicial de construção. Em qualquer fase de construção, esses imóveis podem ser comprados.

O grande diferencial é que a empresa/construtora tem a planta daquele imóvel pronta e você concorda com aquele “plano”. Senso assim, não serão realizadas personalizações ou mudanças estruturais.

Frequentemente, as empresas que atuam nesse campo, compram um terreno, desenvolvem o projeto e realizam feiras de venda. Nas feiras de vendas, você conhece o “decorado”.

O decorado é uma representação possível daquele ambiente. Com as medidas e especificações, geralmente mobiliado. Assim, você tem uma percepção de qual será o resultado.

Agora, em relação às vantagens da compra de imóveis na planta, destaco:

Preços mais baixos e flexibilidade

Em geral, os imóveis na planta têm preços mais baixos, tornando-se mais acessível para diversos públicos.

No futuro, ao findar a construção, aquelas unidades serão mais caras.

Além disso, é comum a flexibilidade de pagamento, com condições melhores de financiamento com juros mais baixos. Muitas empresas, inclusive, oferecem a opção de pagamento parcial (uma entrada) e o restante apenas com a finalização e entrega da obra.

Valorização

Os imóveis que ainda não foram construídos têm um valor mais baixo no mercado. Por outro lado, aqueles prontos são mais valiosos.

Como resultado, ao comprar na planta, as vantagens incluem uma valorização daquele bem. Inclusive, muitos empreendedores compram, esperar a valorização e vendem.

Você tem mais tempo

Principalmente se você ainda não tiver móveis ou itens básicos, a compra de imóveis na planta lhe dá tempo para economizar e comprar as coisas que irá usar.

Ou seja, você consegue se organizar durante esse período para que, quando chegar o momento da mudança, tenha o que precisa.

Instalações mais modernas

No geral, os imóveis construídos agora, tem instalações mais modernas. Como resultado, evita problemas futuros com fiação, mofo, inundações, etc.

Outras vantagens da compra de imóveis na planta

Por fim, existem ainda outras vantagens em você investir nesse tipo de empreendimento, como, por exemplo:

  • Algumas opções de personalização: tem empresas que permitem que você escolha alguns itens básicos (ou pague o diferencial), como pisos e acabamentos;
  • Mais opções: diferentemente de um local pronto e com unidades vendidas, aqui você avalia todas as opções disponíveis (em maior número) antes de escolher;
  • Prazo maior para você: seja para organizar a mudança, comprar móveis novos, vender itens que não irá usar, doar, empacotar, etc;
  • Menos burocracia: no geral, a burocracia aqui é menor por a empresa lidar com os documentos, isso facilita bastante a rotina.

5 cuidados essenciais

Uma dúvida comum que chega no escritório de advocacia se refere aos cuidados na compra de imóveis na planta. Afinal, é um investimento de alto valor.

Dessa forma, separei aqui uma lista do que você deve fazer antes e após encontrar o imóvel que deseja pensando em tornar esse investimento seguro e valioso para o seu dinheiro (e futuro).

Conheça a disposição da planta

As empresas que vendem imóveis na planta sempre falam sobre vantagens e, uma delas, costuma ser a disposição.

Diante disso, além de verificar a localização da construção – se é do seu interesse, veja como os cômodos estão organizados e esquematize isso. Seja conhecendo o decorado, usando apps de planta 3D, etc.

O foco é entender como os cômodos se conectam, onde estão as portas e janelas, se a iluminação é bacana, onde bate o sol, se as medidas comportam você e/ou família, etc.

Importante: se o imóvel for em um condomínio, é indispensável verificar a estrutura: se é seguro, moderno, se tem espaços compartilhados e assim por diante.

Pesquise (muito) a construtora

Neste investimento, a porta de entrada e relação é com a construtora ou empresa que gere o negócio.

Assim, pesquisa muito sobre os trabalhos anteriores, queixas, se tiveram problemas, atrasos ou processos, etc. Toda a reputação da empresa é importante, ao fornecer uma base de confiança para você ou não.

Inclusive, aqui é importante ter um advogado online para auxiliar neste percurso, principalmente se houver processos judiciais.

Compra de imóvel na planta: documentos

Se você ainda não procurou um advogado em São Paulo para lhe auxiliar nessa compra, esse é o momento.

Ainda que a burocracia seja menor, ainda há uma série de documentos a serem revisados, assinados e guardados.

Inicialmente, a regra é conferir se o imóvel já foi devidamente registrado, chamado de RI – Registro de Incorporação. É neste documento que está a descrição do que será construído, quem irá fazer isso, responsáveis, etc.

Outros documentos são o memorial descritivo, documentos cartoriais, fichas técnicas, parceiros e assim por diante.

Dica de ouro: TODOS os documentos devem ser guardados, sem exceção, e isso inclui correspondências. Toda comunicação com a empresa deve ser guardada, desde a primeira conversa e, ao menos, alguns anos após a construção.

Essa dica vai lhe ajudar a evitar uma série de problemas, ter provas caso necessário e fornecer uma base sólida para sua defesa.

Negociando as cláusulas de contrato

Na prática, todo contrato que uma empresa cria, costuma beneficiar mais uma das partes e raramente é o consumidor/cliente.

Portanto, você deve ler e entender o seu contrato. Como essa tarefa não é fácil e você não conhece as normas vigentes, apenas um escritório de advocacia pode fornecer segurança.

Em suma, esse profissional lê e observa se há cláusulas e taxas abusivas, promovendo uma negociação com a construtora. Tudo antes da sua assinatura.

Mesmo este sendo o seu sonho, assinar é um compromisso financeiro que deve ser realizado racionalmente. Logo, um profissional que auxilia nessa etapa, permite que o futuro seja mais tranquilo e favorável.

Vale dizer que um dos levantamentos que faço com os clientes é que esse processo de análise permite que você tenha mais segurança, saiba exatamente como esse investimento será ao longo dos anos, bem como não caia na “conversa de vendedor”.

Esses cuidados com a compra evitam que você pague excessivamente pelo imóvel ou mesmo que, em casos de desistência, as perdas financeiras sejam abusivas.

Atrasos e problemas na compra de imóvel na planta

Para usufruir de todas as vantagens dos imóveis na planta, existem alguns cuidados na compra e conhecimentos relacionados ao processo.

Ao contrário do que muitos acreditam, toda construção é passível de problemas. Seja pela seca ou excesso de chuva, problemas com pessoal, com entrega, material e mais.

Justamente por isso, existe um prazo de tolerância de atraso de 180 dias, para obras da construção civil. Geralmente, os prazos informados variam de 16 a 36 meses.

Além disso, há o pré e pós-entrega das chaves, com processos específicos que devem estar descritos no contrato.

Enfim, o cuidado com o contrato é um dos passos mais importantes do processo de compra de um imóvel na planta, muito além do que qualquer um disse ou “mostrou” no decorado.

Se você está começando a considerar essa opção ou já encontrou e assinou um documento, entre em contato para analisarmos o que é melhor para o seu caso.